domingo, 27 de março de 2011

A QUESTÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA



Site da imagem: alana-oliveira.blogspot.com

Dentro de uma sociedade , homens e mulheres tem seus pápeis definidos de acordo com uma série de aspectos que vão desde as diferenças anatômicas, funções desempenhadas dentro da família e comunidade, até as relações de poder e exploração que se estabelecem, perpetuam e legitimam  a valorização de um sobre o outro, seguindo  um padrão cultural de comportamento  tido como o adequado.
Desde muito cedo, meninos e meninas são orientados, cobrados e muitas vezes intimidados à desempenhar corretamente os pápeis que lhes são atribuídos, independente de suas preferências, interesses, escolhas ou necessidades.
Neste sentido, se  determina um padrão de comportamento como o correto  a ser seguido e considera-se estranho tudo aquilo que seja diferente do mesmo.
Dentro da escola,  a questão das diferenças de gênero e sexualidade trabalhadas no cotidiano escolar,  no  que se refere a  maneira de como são tratados meninas e meninas,  acabam por reforçar a ideia de uma  heterogemonia e de uma supremacia de um gênero sobre o outro e  isso se faz  presente  tanto no  discurso, prática e material didático utilizado para trabalhar com os alunos,  como pela  própria maneira como a instituição , professores e funcionários lidam com a questão das diferenças de gênero e sexualidade dos alunos.   Esta visão reforça e legitima a predominância  heterossesixta nas relações pessoais,  sem se levar em conta a diversidade humana e sexual dos indíviduos, perpetuando assim as desigualdades sociais, a predominância de um gênero sobre o outro,  bem como o desrespeito as diferenças. 
Mais uma vez  se observa o quão séria  e importante é a tarefa do professor com relação a tomada de posturas conscientes e compromissadas com um trabalho que esteja atento a não perpetuar esta visão heterossesixta e discriminatória dentro da escola.
É importante que a escola trabalhe a questão de gênero ressaltando que não a certo ou errado, apenas o diferente e que isso deve ser respeitado.

Fazendo pesquisas na internet encontrei este vídeo com um projeto interessante para se trabalhar a questão das diferenças de gênero e a sexualidade com crianças pequenas:




Projeto Gênero e diversidade sexual na educação infantil de forma lúdica

fonte: You Tube

Nenhum comentário:

Postar um comentário